terça-feira, 22 de setembro de 2009

Serie Corações Ardentes nº 02


O caminho para a oração
Escrito por Mike Bickle

Ter, 22 de Setembro de 2009 02:39

I. O Caminho

A. Ter uma vida de oração é essencial para ir profundo a Deus.

B. Muitos tem se deparado com o tédio, frustração e condenação no orar. Nas próximas semanas, descobriremos pontos práticos que nos ajudarão a mudar nosso entendimento de oração.

C. Deus nos prometeu que orar seria agradável. A oração agradável se encontra dentro de todo crente.

“Sim, a esses os levarei ao meu santo monte, e os alegrarei na minha casa de oração; os seus holocaustos e os seus sacrifícios serão aceitos no meu altar; porque a minha casa será chamada casa de oração por todos os povos.” (Isaías 56:7)

D. Por que o Reino de Deus funciona baseado em oração?

II. O poder da oração

A. O Espírito e a Noiva dizem “Vem!” antes do retorno de Jesus.“E o Espírito e a noiva dizem: Vem. E quem ouve, diz: Vem. E quem tem sede, vinde; e quem quiser, receba de graça a água da vida.” (Apocalipse 22:17)

1. O corpo de Cristo em toda Terra clamará sobe a unção do Espírito Santo. Não é apenas o Espírito orando e a Igreja orando separadamente. É o Espírito sobre a Igreja.

2. A unção do Espírito Santo repousará no povo de Deus em uma identidade de noiva. A Igreja não funcionará apenas como um exército, uma família ou o corpo. A identidade primordial da Igreja, antes da volta de Jesus, será de uma noiva alegre que possua a revelação de Jesus como um Noivo e Rei apaixonado por sua noiva.

3. A Noiva de Cristo não é algo relacionado a gênero. Ela descreve a posição privilegiada em nosso relacionamento com Deus. A Noiva tem um único privilegio e intimidade onde podemos experimentar o coração de Deus. Experimentamos Suas emoções e sentimos um pouco do que Ele sente por nós.


B. Nós queremos que Jesus venha de diversas maneiras.

1. Pedir para que Ele venha não se trata apenas da Segunda Vinda.
2. Nós queremos que Ele venha mais perto de nós, individualmente. Nós chamamos isso de intimidade com Deus.
3. Nós queremos que Ele venha para mais perto de nossa cidade. Chamamos isso de Avivamento.
C. O coração de Deus se move com a nossa adoração e intercessão.

1. Ele não é um Rei que reina a distância. Ele é Rei e também o Noivo, que ama ouvir o som da voz do Seu povo.
2. Quando oramos continuamente, mudamos a atmosfera espiritual de cidades e regiões ao qual estamos orando. O governo de Deus é liberado através das nossas orações.

III. Ajuda prática para uma vida de oração

A. Agende um tempo de oração.
1. Parece simples, mas muitos não oram simplesmente porque não separam um tempo para orar em seu dia-a-dia.
2. Agendar um tempo para orar todos os dias não é um ato legalista. Ao separar um tempo para orar, nós estamos honrando o orar de acordo com tempo valioso que temos diante de Deus.
“Mas tu, quando orares, entra no teu quarto e, fechando a porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará. E, orando, não usem de vãs repetições, como os gentios; porque pensam que pelo seu muito falar serão ouvidos. Não vos assemelheis, pois, a eles; porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes de vós lho pedirdes.” (Mateus 6:6-8)

B. Use uma lista de oração.

1. Uma vez que separamos um tempo de oração, o que devemos orar? As orações na bíblia são excelentes para encontrarmos a linguagem e para nos dar um foco para oração. Comece a escrever as orações da Bíblia, especialmente as orações do Novo testamento; e ore também essas orações a Deus. Ore por você, pelos outros, tanto individualmente como junto com outros irmãos.

2. Usar uma lista de oração não é ser contrario a “ser guiado pelo Espírito”. Na verdade é usar as palavras inspiradas pelo Espírito Santo e orá-las a Deus.

IV. O mistério e a majestade da oração

A. Três tipos básicos de oração.

1. Adoração – quando concordamos com quem Deus é, e entregamos nosso coração a Ele.

2. Petição – quando oramos por nós mesmos.

3. Intercessão – quando oramos por alguém, além de nós mesmos.


B. O mistério da Intercessão.

1. Parte do mistério da intercessão é que é profundamente simples. Dizemos a Deus o que Ele nos tem dito para dizer para Ele.

2. Ë tão acessível que todos podem ter acesso. A pessoa mais simples pode fazer uma simples oração e receber tanto de Deus quanto de grandes teólogos.

3. Intercessão não é informar Deus de algo que Ele não saiba. Ele conhece todas as coisas. A informação não é o que impressiona a Deus. Ele não se move de acordo com quão “original” é sua forma de orar. Seu coração se move quando oramos as verdades do Seu coração de volta para Ele.


C. Concordando com Deus através de Sua palavra.

1. Quando tomamos (posse) do que Deus dizem sua palavra, o Espírito Santo fala conosco em concordância com a Palavra, dai então oramos a palavra de volta para Deus. O que conta não são as repetições.

2. Em João 6:63 Jesus disse: “Minhas palavras são espírito e vida.” As palavras que pronunciamos com nossos próprios lábios marcam nossos espíritos. Nossas palavras têm poder. Quando falamos a palavra de Deus, ela marca nossos espíritos de maneira positiva. Edificando-nos e unindo ao coração de Deus.

3. Há coisas dentro da vontade de Deus ao qual Ele deseja nos dar, mas Ele não nos dará até pedirmos persistentemente. Qual é o porquê disso? Porque Ele conhece que se pedirmos essas coisas em oração, nossos corações se juntarão ao dele. O Senhor segura até mesmo as bênçãos que Ele deseja nos dar até que nos levantemos em fé e concordemos com o Seu coração. Durante esse processo, nossos corações são levados para mais perto dele e “Nada tendes, porque não pedis.” (Tiago 4:2)

4. É o concordar com Deus que muda nossos espíritos. Junto, como humanos na dimensão física, concordamos com Deus que muda a atmosfera espiritual das cidades da Terra. Ë isso que libera o Seu poder.


D. A majestade da intercessão.

1. O lugar de oração ao qual Deus é o centro é algo que verdadeiramente Ele se alegra.

a. Por exemplo, na Criação o Pai tinha um plano em Seu coração, mas nada aconteceu. O mundo estava coberto de trevas e o Espírito Santo, com todos os poderes, pairava sobre as águas, mas ainda assim nada estava acontecendo. Quando tudo mudou? Quando Jesus intercedeu dizendo “Que haja Luz”. Jesus declarou o que estava no coração do Pai, e o Espírito liberou o Seu poder. Veja também Provérbios 8:30-31 e Colossenses 1:15-16.

b. O mesmo acontece no avivamento. O plano está no coração do Pai e o Espírito está aqui com todo o poder de Deus. Jesus disse em Lucas 18, que quando concordamos com Ele em oração dia e noite, Ele liberaria Sua justiça ou o seu poder. O avivamento será liberado através da oração.

2. Deus rege Seu universo através da oração. Ele libera poder através do Seu povo e une o Seu povo ao Seu coração através da oração.

3. Nossos corações são transformados à medida que desenvolvemos uma historia com Deus no lugar secreto da oração.

4. Agora mesmo, Jesus está à direita do Pai intercedendo. Ele é 100% homem e 100% Deus, porem Ele intercede para liberar o Seu poder. Jesus vive para sempre para fazer intercessão. Se isso é algo sábio o bastante para Jesus passar a eternidade fazendo, com certeza é sábio o bastante para nos tomarmos parte nisso e nos entregar em oração.

“Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, porquanto vive sempre para interceder por eles.”(Hebreus 7:25)


[ Mande um comentário, idéias ou faça alguma critica construtiva. Sinta-se livre para interagir como quiser!
adzanellato@hotmail.com ]

Nenhum comentário:

Postar um comentário